Ponto de Vista
Depois de 30 anos de operacionalidade no mercado imobiliário sorocabano, acreditamos poder falar com alguma propriedade sobre ele. Várias empresas têm buscado se instalar em Sorocaba acreditando que a experiência de outras cidades podem ser repetidas aqui e acabam "caindo do cavalo".
Temos, em Sorocaba, um potencial imobiliário com características próprias que não seguem, necessariamente, o padrão de outros mercados. Podemos indicar que os valores de terrenos em determinados locais são diferentes do que em outros municípios. Contudo, empresários continuam vindo para cá acreditando que podem repetir os valores e margens de lucratividade de outras praças, convictos de que existem demandas vigorosas para habitações para as classes A e B. Puro Engano.
Se estes sujeitos procederem a estudos em uma fase primária de números/indicadores que podem ser obtidos por meio de pesquisas apropriadas de mercado (análise quantitativa), e uma fase secundária de pesquisas junto a profissionais do ramo que já militam por mais de 10 anos (sugerimos a consulta a mais de três) e que poderão fornecer excelentes informações para definição de produtos/localização/valores adequados (análise qualitativa), fatalmente chegarão a conclusões muito diferentes das que imaginavam.
Podemos atestar tais enganos pelos casos de empresas que aqui procuraram desenvolver projetos sem os devidos estudos supracitados (mas não vamos citá-las, mesmo sendo de conhecimento público, por questões éticas). São várias as empresas que iniciam seus empreendimentos e depois não alcançam o sucesso desejado. Elaboram seus empreendimentos com produtos certos em locais errados, ou produtos errados em locais certos. Assim como elaboram produtos em locais certos com valores errados, valores certos em locais errados, produtos errados, número de unidades mal dimensionadas, e etc. Desse modo, fica claro o entrave de não conseguirem unificar as variáveis que compõem o processo permanece.
Essas empresas devem ter consciência de que aqui terão muita dificuldade para repetir as margens obtidas em outros mercados, principalmente da cidade de São Paulo, Capital, e que uma pesquisa mercadológica específica da cidade antes de qualquer ação, é fundamental para o sucesso do empreendimento.
Esse é nosso PONTO DE VISTA.
Manoel M. C. Affonso, (67), administrador de empresas, advogado, contador em nível superior, corretor, professor universitário pós-graduado em Marketing Imobiliário e sócio proprietário da Manoel Affonso Empreendimentos.